Audiência do Orçamento em Murutinga do Sul tem destaque para Saúde e Infraestrutura

Matheus Batista – Foto: Rodrigo Romeo

As reivindicações pela reforma do sistema de água e esgoto do município de Murutinga do Sul (a 615 km de SP) marcaram a audiência do Orçamento estadual para 2025 realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta sexta-feira (5). Foi a sexta audiência realizada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp, que nesta semana percorreu a Região Administrativa de Araçatuba.

Os pedidos manifestados durante a reunião alertaram para a composição de amianto dos encanamentos que atendem a cidade e os riscos à saúde que o uso do material pode acarretar. Secretária de Assistência Social de Murutinga do Sul, Andréia Ribeiro pediu a substituição do sistema de encanamentos da cidade. “Toda a nossa água passa por esses encanamentos para chegar na casa da população e nós sabemos que é altamente cancerígeno”, alertou.

Já a secretária de Saúde do município, Jane Martins, destacou a alta nos diagnósticos de câncer entre a população de Murutinga. “Temos um grande número de pessoas que saem do nosso município para buscar tratamento de combate ao câncer”, disse a secretária. “É comprovado [o fator cancerígeno do amianto] quando se inala ou faz a prospecção, mas nos preocupa muito o número [de casos] que temos em Murutinga”, completou.

Investimentos na Saúde

De acordo com o último Censo de 2022, o município de Murutinga do Sul possui 3.737 habitantes. Na área da Saúde, a população é atendida, em sua maioria, pelas Santas Casas de Araçatuba e Andradina.

A importância das Santas Casas, em especial a de Araçatuba, para os moradores da região foi destacada na fala do vereador Wesley Dialogue. “É o único hospital de referência para atender as médias e altas complexidades das 43 cidades da nossa região administrativa”, disse.

O prefeito de Murutinga, Cristiano Soares, solicitou recursos para a melhoria das entidades que atendem a cidade. “As nossas Santas Casas têm passado momentos difíceis. Temos levado nossos usuários para Araçatuba e trazido de volta sem conseguir fazer cirurgias e exames”, afirmou.

A Comissão de Finanças da Alesp, representada pelo presidente do Colegiado, deputado Gilmaci Santos (Republicanos), e pelos deputados Luiz Claudio Marcolino (PT) e Enio Tatto (PT), anunciou a inclusão de recursos para a cidade no Orçamento de 2025, que será votado ao final deste ano.

Os parlamentares reservaram R$ 450 mil para o município de Andradina e R$ 300 mil para o município de Araçatuba, que devem ser usados para custeios na Saúde de toda a região.

Infraestrutura do Esporte

As reivindicações para o Esporte também marcaram a audiência desta sexta. O vereador de Murutinga Vanderlei Ferreira foi um dos participantes que pediram recursos para a reforma do ginásio municipal, fechado há 15 anos por problemas de infraestrutura. “O esporte está afastado da nossa cidade”, afirmou.

Na ocasião, o deputado Gilmaci Santos se comprometeu a dialogar com o Governo do Estado para proporcionar a reforma do equipamento da cidade. “A cada ano que passa temos conseguido resultados concretos através das audiências públicas […] vamos até a Secretaria [de Esportes] para tentar resolver esse problema para vocês. Acredito que é possível fazer”, afirmou.

O Orçamento

Entre os meses de março, abril e maio, os integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp viajarão 25 cidades de diferentes regiões do Estado para consultar, direto com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas.

Todo o trabalho produzido durante esses encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança Pública, entre outras.

Publicações relacionadas